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FÍSICA – LICENCIATURA EAD

O físico, seja qual for sua área de atuação, deve ser um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas as suas atividades a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho.

O Licenciado em Física do UNIFAVENI estará habilitado a lecionar disciplinas da área de Física, na Educação Básica, no Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante em instituições públicas ou privadas, para jovens e adultos. Para isso, é essencial possuir formação nos conteúdos de Física e nos conteúdos pedagógicos que permitam atualização, criação e adaptação de metodologias de apropriação do conhecimento científico, desenvolvendo o papel de físico interdisciplinar e físico-educador, conforme preconiza o Parecer nº 1304/2001- CNE/CES. O Professor de Física deve estar atento aos avanços científicos e tecnológicos e à necessidade de constante atualização de sua prática docente como forma de suprir as demandas crescentes da sociedade moderna, além de estar atento às questões ambientais e de caráter étnico e racial.

Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Física visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Física do UniFAVENI visa formar profissionais capazes de compreender os fenômenos e os processos mecânicos, ópticos, termodinâmicos e eletromagnéticos sob os pontos de vistas clássico e moderno; sua importância e aplicações na construção de materiais e equipamentos no desenvolvimento industrial e tecnológico e de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e experimental da física.

Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Física é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de Físico-educador, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1304/2001. Além disso, o profissional Licenciado em Física estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Física e Ensino de Física.

Objetivos específicos

Oportunizar sólida formação científica e técnica nas áreas clássicas e modernas da Física e sua articulação com o ensino de Física;
Desenvolver atitude investigativa de modo a despertar nos alunos a busca constante de atualização, acompanhando a rápida evolução científica na área;
Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Física.
Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Física.
Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.
Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
Transmitir os conteúdos fundamentais, profissionalizantes e práticos, contextualizados a partir da realidade, sempre tendo como objetivo a solução dos problemas mais recorrentes da sociedade;
Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a grade curricular;
Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;

Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIFAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;

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Grade Curricular

1º Período

DISCIPLINA

C.H.

SEMESTRAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E  COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD40
POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS20
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO40
LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA
EDUCACIONAL
60
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS60
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES100
TOTAL380
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I38

2º Período

DISCIPLINA

C.H.

SEMESTRAL

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO60
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO60
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO60
TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO60
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO40
PRÁTICA PEDAGÓGICA II: GESTÃO ESCOLAR100
TOTAL380
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II38

3º Período

DISCIPLINAC.H.

SEMESTRAL

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM60
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE40
FÍSICA GERAL60
INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA60
BIOLOGIA GERAL60
PRÁTICA PEDAGÓGICA III: GESTÃO DA APRENDIZAGEM100
TOTAL380
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III38

4º Período

DISCIPLINAC.H.

SEMESTRAL

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS40
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA
60
QUÍMICA GERAL60
FÍSICA GERAL60
PRÉ CÁLCULO60
GEOMETRIA ANALÍTICA60
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV: ENSINO DA FÍSICA E
PRÁTICAS DE LABORATÓRIO
100
TOTAL440
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV45

5º Período

DISCIPLINAC.H.

SEMESTRAL

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL40
METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA60
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I60
FÍSICA II60
ÁLGEBRA LINEAR60
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA60
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I100
TOTAL440
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V44

6º Período

DISCIPLINAC.H.

SEMESTRAL

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS60
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO60
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA60
FÍSICA III60
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II60
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II100
TOTAL460
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI45

7º Período

DISCIPLINAC.H.

SEMESTRAL

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS60
ELETIVA I – FENÔMENOS DE TRANSPORTE60
TERMODINÂMICA60
MECÂNICA GERAL60
TERMODINÂMICA60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I60
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III100
TOTAL400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII45

8º Período

DISCIPLINAC.H.

SEMESTRAL

ELETROMAGNETISMO60
ÓPTICA60
FÍSICA MODERNA60
ELETIVA II – ELETRÔNICA APLICADA60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO60
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV100
TOTAL400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII45
ATIVIDADES COMPLEMENTARES100

Documentação

1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA  EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Funcionamento

Conheça o coordenador do curso:

O Prof. Dr. Wanderson de Paula Pinto possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade da Região Serrana – FARESE (2010), Licenciatura em Física pela UNIMES (2018), pós-graduação em Docência do Ensino Superior – FARESE (2011), mestrado em Engenharia Ambiental, área de concentração Poluição do Ar, linha de pesquisa modelagem matemática e estocástica de processos atmosféricos, pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2013) e doutorado em Engenharia Ambiental, área de concentração Poluição do Ar, linha de pesquisa modelagem matemática e estocástica de processos atmosféricos pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2019).

Atualmente é professor de Ensino Superior e professor da Educação Básica. Possui experiência nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada, Modelagem Matemática, Análise de Dados, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática, Ensino de Ciência e Matemática na Educação Básica, STEAM Education, Probabilidade e Estatística aplicada, Análise de Séries Temporais com missing data, Análise Espectral de Séries Temporais, Programação em R, Poluição Atmosférica, Dispersão de Contaminantes Atmosféricos e Licenciamento Ambiental. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3452133768614018.

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