MATEMÁTICA – LICENCIATURA EAD
O Licenciado em Matemática deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Matemática, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Matemática e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.
Os licenciados em Matemática deverão ser detentores de uma ampla e sólida formação básica em Matemática e uma adequada fundamentação técnico-científica que propiciem o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento de natureza específica e também pedagógica. Deverão também se pautar nos avanços tecnológicos científicos e tecnológicos e nas necessidades sociais para responsabilizar-se como educador nos vários contextos da sua atuação profissional, tendo em vista a formação de cidadãos.
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Objetivos do Curso
O Curso de Licenciatura em Matemática visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Matemática e Suas Tecnologias, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Matemática do UNIFAVENI visa formar profissionais capazes de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e prático da matemática, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado em valores e princípios éticos, estimulando-os à pesquisa e à busca incessante do auto aperfeiçoamento, de modo a contribuir com a transformação da Educação Básica e como desenvolvimento do cidadão e da sociedade brasileira.
Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Matemática é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de educador matemático, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1302/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 03, 18 de fevereiro de 2003, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática. Além disso, o profissional Licenciado em Matemática estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Matemática, Ensino de Matemática e Interdisciplinar.
Objetivos específicos
Oportunizar sólida formação científica e técnica de Matemática e Suas Tecnologias;
Dirigir cientificamente o processo pedagógico na Educação Básica, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e humanizada;
Dominar profundamente os conteúdos relacionados às área de conhecimento que serão objetos de ensino e aprendizagem;
Aplicar no processo pedagógico os conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando a interdisciplinaridade;
Desenvolver a capacidade analítica, interagindo de forma ativa e solidária com a comunidade, na busca de soluções dos problemas por métodos de investigação científica;
Solucionar problemas da prática pedagógica, observando as etapas de aprendizagem dos alunos e suas características socioculturais, mediante uma postura reflexivo-investigativa;
Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Matemática.
Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Matemática.
Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.
Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a matriz curricular;
Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIFAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
Transformar o aluno do UNIFAVENI de espectador em agente transformador da realidade social.
Conteúdos Curriculares
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Grade Curricular
1º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD | 60 |
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO | 60 |
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 60 |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
2º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 60 |
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO ESCOLAR | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
3º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 60 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 60 |
INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA | 60 |
GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
4º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 |
TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | 60 |
PRÉ-CÁLCULO | 60 |
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENSINO DE MATEMÁTICA | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
5º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
BIOLOGIA GERAL | 60 |
QUÍMICA GERAL | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA | 60 |
GEOMETRIA ANALÍTICA | 60 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL II | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
6º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
FÍSICA GERAL | 60 |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | 60 |
ÁLGEBRA LINEAR | 60 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 60 |
SUSTENTABILIDADE | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO MÉDIO | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
7º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 60 |
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | 60 |
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO | 60 |
FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA | 60 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 60 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 40 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL | 100 |
TOTAL | 440 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
8º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
FUNDAMENTOS DE ANÁLISE | 60 |
CÁLCULO NUMÉRICO | 60 |
TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | 60 |
ELETIVA | 60 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV: PRÁTICA DE ENSINO | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Funcionamento
Titulação Acadêmica
A Coordenação de Curso está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Wanderson de Paula Pinto.
O Prof. Dr. Wanderson de Paula Pinto possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade da Região Serrana – FARESE (2010), Licenciatura em Física pela UNIMES (2018), pós-graduação em Docência do Ensino Superior – FARESE (2011), mestrado em Engenharia Ambiental, área de concentração Poluição do Ar, linha de pesquisa modelagem matemática e estocástica de processos atmosféricos, pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2013) e doutorado em Engenharia Ambiental, área de concentração Poluição do Ar, linha de pesquisa modelagem matemática e estocástica de processos atmosféricos pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2019).
COORDENAÇÃO DE CURSO
Experiência Profissional, na Docência Superior e de Gestão Acadêmica
Tem experiência de 10 anos na atuação como docente e também na gestão do Ensino Superior. Sua experiência abrange também a área de formação de professores, foi professor em cursos prensencial de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Ciências Biológicas. Tem experiência na Educação Básica – Ensino Fundamental e Médio, ministrando a disciplina de Matemática.
Com formação interdisciplinar, também possui experiência em pesquisa, com publicação de trabalhos científicos, nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada, Modelagem Matemática, Análise de Dados, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática, Ensino de Ciência e Matemática na Educação Básica, STEAM Education, Probabilidade e Estatística aplicada, Análise de Séries Temporais com missing data, Análise Espectral de Séries Temporais, Programação em R, Poluição Atmosférica e Dispersão de Contaminantes Atmosféricos.
Outras Informações
Investimento
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