MATEMÁTICA – LICENCIATURA EAD

O Licenciado em Matemática deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Matemática, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Matemática e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.

Os licenciados em Matemática deverão ser detentores de uma ampla e sólida formação básica em Matemática e uma adequada fundamentação técnico-científica que propiciem o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento de natureza específica e também pedagógica. Deverão também se pautar nos avanços tecnológicos científicos e tecnológicos e nas necessidades sociais para responsabilizar-se como educador nos vários contextos da sua atuação profissional, tendo em vista a formação de cidadãos.

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Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Matemática visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Matemática e Suas Tecnologias, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Matemática do UNIFAVENI visa formar profissionais capazes de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e prático da matemática, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado em valores e princípios éticos, estimulando-os à pesquisa e à busca incessante do auto aperfeiçoamento, de modo a contribuir com a transformação da Educação Básica e como desenvolvimento do cidadão e da sociedade brasileira.

Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Matemática é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de educador matemático, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1302/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 03, 18 de fevereiro de 2003, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática. Além disso, o profissional Licenciado em Matemática estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Matemática, Ensino de Matemática e Interdisciplinar.

Objetivos específicos

Oportunizar sólida formação científica e técnica de Matemática e Suas Tecnologias;
Dirigir cientificamente o processo pedagógico na Educação Básica, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e humanizada;
Dominar profundamente os conteúdos relacionados às área de conhecimento que serão objetos de ensino e aprendizagem;
Aplicar no processo pedagógico os conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando a interdisciplinaridade;
Desenvolver a capacidade analítica, interagindo de forma ativa e solidária com a comunidade, na busca de soluções dos problemas por métodos de investigação científica;
Solucionar problemas da prática pedagógica, observando as etapas de aprendizagem dos alunos e suas características socioculturais, mediante uma postura reflexivo-investigativa;
Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Matemática.
Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Matemática.
Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.
Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a matriz curricular;
Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIFAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
Transformar o aluno do UNIFAVENI de espectador em agente transformador da realidade social.

 

Conteúdos Curriculares

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Grade Curricular

1º Período

DISCIPLINAC.H.
SEMESTRAL
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD60
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO60
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA60
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS60
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES100
TOTAL400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO42

2º Período

DISCIPLINAC.H.
SEMESTRAL
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO60
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO60
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO60
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE60
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO ESCOLAR100
TOTAL400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO42

3º Período

DISCIPLINAC.H.
SEMESTRAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM60
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS60
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO60
INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA60
GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM100
TOTAL400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO42

4º Período

DISCIPLINAC.H.
SEMESTRAL
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS60
TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO60
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA60
PRÉ-CÁLCULO60
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENSINO DE MATEMÁTICA100
TOTAL400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO42

5º Período

DISCIPLINAC.H.
SEMESTRAL
BIOLOGIA GERAL60
QUÍMICA GERAL60
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA60
GEOMETRIA ANALÍTICA60
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL II100
TOTAL400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO42

6º Período

DISCIPLINAC.H.
SEMESTRAL
FÍSICA GERAL60
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA60
ÁLGEBRA LINEAR60
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II60
SUSTENTABILIDADE60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO MÉDIO100
TOTAL400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO42

7º Período

DISCIPLINAC.H.
SEMESTRAL
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA60
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS60
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO60
FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA60
MATEMÁTICA FINANCEIRA60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)40
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL100
TOTAL440
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO42

8º Período

DISCIPLINAC.H.
SEMESTRAL
FUNDAMENTOS DE ANÁLISE60
CÁLCULO NUMÉRICO60
TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA60
ELETIVA60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II)60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV: PRÁTICA DE ENSINO100
TOTAL400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO42

Documentação

1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA  EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Funcionamento

Titulação Acadêmica

A Coordenação de Curso está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Wanderson de Paula Pinto.

O Prof. Dr. Wanderson de Paula Pinto possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade da Região Serrana – FARESE (2010), Licenciatura em Física pela UNIMES (2018), pós-graduação em Docência do Ensino Superior – FARESE (2011), mestrado em Engenharia Ambiental, área de concentração Poluição do Ar, linha de pesquisa modelagem matemática e estocástica de processos atmosféricos, pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2013) e doutorado em Engenharia Ambiental, área de concentração Poluição do Ar, linha de pesquisa modelagem matemática e estocástica de processos atmosféricos pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2019).

COORDENAÇÃO DE CURSO

Experiência Profissional, na Docência Superior e de Gestão Acadêmica

Tem experiência de 10 anos na atuação como docente e também na gestão do Ensino Superior. Sua experiência abrange também a área de formação de professores, foi professor em cursos prensencial de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Ciências Biológicas. Tem experiência na Educação Básica – Ensino Fundamental e Médio, ministrando a disciplina de Matemática.

Com formação interdisciplinar, também possui experiência em pesquisa, com publicação de trabalhos científicos, nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada, Modelagem Matemática, Análise de Dados, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática, Ensino de Ciência e Matemática na Educação Básica, STEAM Education, Probabilidade e Estatística aplicada, Análise de Séries Temporais com missing data, Análise Espectral de Séries Temporais, Programação em R, Poluição Atmosférica e Dispersão de Contaminantes Atmosféricos.

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