0800 591 0114

LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS – LICENCIATURA EAD

O egresso do curso de graduação em Letras, licenciatura EAD, habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, será capaz de exercer a docência em Língua Portuguesa e Lingua Inglesa no âmbito da Educação Básica, demonstrando segurança e seriedade no que se refere ao ensino, bem como habilidade no uso dos recursos metodológicos disponíveis. Será capaz de realizar pesquisas, elaborar ensaios teóricos e resenhas críticas a respeito da produção em língua e literatura, posicionando-se diante da tradição e dos debates atuais e revelar-se profissional comprometido com a construção de uma sociedade republicana e democrática que deve, prioritariamente, promover a igualdade e a inclusão.

Na dimensão política, o egresso terá consciência da importância social da sua profissão edo sentido público da docência; terá postura crítica face a sua realidade social eparticipará das tomadas de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo,lidando com questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.

SAIBA MAIS

Objetivos do Curso

Os objetivos do curso consideram o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.

Logo, justifica afirmar que o objetivo do curso de Letras, licenciatura EAD, habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, ministrado pelo Centro Universitário FAVENI é formar de maneira integrada professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Língua e Literatura.

SAIBA MAIS

Navegue pelos Conteúdos

Grade Curricular

1º Período

Língua Inglesa I 60
Introdução aos Estudos Linguísticos 60
Teoria e Crítica Literária I 40
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa 60
Introdução à Educação a Distância 20
Metodologia da Pesquisa Científica 40
Leitura e Produção Textual 40
Subtotal 320
Prática Pedagógica I: Língua Portuguesa e Inglesa em Espaços não Escolares 100
Total do período 420
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 45

 

2º Período

Morfologia da Língua Portuguesa 60
Linguística I 60
Língua Inglesa II 60
Teoria e Crítica Literária II 40
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação 40
Didática 60
Subtotal 320
Prática Pedagógica II: Gestão Escolar 100
Total do período 420
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 45

 

3º Período

Sintaxe da Língua Portuguesa 60
Língua Inglesa III 60
Linguística II 60
Literatura Portuguesa I 60
Legislação e Organização do Sistema Educacional 40
Sociologia da Educação 40
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa 40
Subtotal 360
Prática Pedagógica III: Gestão da Aprendizagem 100
Total do período 460
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 46

 

4º Período

Semântica e Pragmática da Língua Portuguesa 60
Literatura Portuguesa II 60
Gêneros Discursivos e Textuais 40
Literatura de Língua Inglesa I 60
Tecnologias Digitais para o Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira 40
Psicologia da Educação: Desenvolvimento 40
Direitos Humanos e Diversidade 40
Subtotal 340
Prática Pedagógica IV: Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa 100
Total do período 440
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 44

 

5º Período

Língua Inglesa IV 60
Literatura de Língua Inglesa II 60
Literatura Portuguesa III 60
Psicologia da Educação: Aprendizagem 40
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 60
Subtotal 280
Estágio Curricular Supervisionado I 100
Total do período 380
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 40

 

6º Período

Ensino de Literatura 40
Literatura Brasileira I 60
Educação Especial e Inclusão 40
Planejamento Educacional 40
Eletiva I 60
Subtotal 240
Estágio Curricular Supervisionado II 100
Total do período 340
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 34

 

7º Período

Língua Inglesa V 60
Literatura Brasileira II 60
Metodologia do Ensino de Língua Inglesa 40
Organização Curricular e Inovação 40
Trabalho de Conclusão de Curso I 60
Subtotal 260
Estágio Curricular Supervisionado III 100
Total do período 360
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 36

 

8º Período

Literatura Brasileira III 60
Políticas Sociais e Ambientais 60
Avaliação da Aprendizagem 40
Trabalho de Conclusão de Curso II 60
Eletiva II 60
Subtotal 280
Estágio Curricular Supervisionado IV 100
Total do período 380
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 40
TOTAL DOS COMPONENTES 3200

 

Componentes Curriculares Carga Horária Semestral
Análise, Elaboração e Adaptação de Material Didático 60
Literatura, Cinema e Cultura Brasileira 60
Linguagem, Cognição e Comunicação 60
Oficina de Literatura e Interpretação de Textos 60
NOME DO PROFESSOR ÁREA DA GRADUAÇÃO TITULAÇÃO MAIOR
1.       AGNES CRISTINA WIEDEMANN LANG MUSEOLOGIA E ARTES MESTRADO
2.       ANA PAULA RODRIGUES PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ADMINISTRAÇÃO DOUTORADO
3.       ANDRÉ DELA VALE HISTÓRIA DOUTORADO
4.       ANNA CAROLINA MONÉIA FARIAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS MESTRADO
5.      DANIEL PEREIRA DE MELLO FILOSOFIA MESTRADO
6.       DRIELI APARECIDA ROSSI MATEMÁTICA E AGRONOMIA DOUTORADO
7.       EDILSON SARTER BRAUN ENGENHARIA AMBIENTAL MESTRADO
8.       ELIS REGINA FALQUETO PEDAGOGIA ESPECIALIZAÇÃO
9.       FRANCISCO DAS CHAGAS GALVÃO DE LIMA LETRAS E PEDAGOGIA DOUTORADO
10.  FREDERICO RODRIGUES SILVA DIREITO MESTRADO
11.   HELENILZE ESPINDULA ROSSI COSER ZANONI PEDAGOGIA ESPECIALIZAÇÃO
12.  JEFFERSON DIÓRIO DO ROZÁRIO LETRAS DOUTORADO
13.  JOAO VITOR GOMES PINTO DIREITO MESTRADO
14.  KENIA FARIA DA SILVA LETRAS ESPECIALIZAÇÃO
15.  MARGARETE DE ALMEIDA LETRAS ESPECIALIZAÇÃO
16.   RAYSA ALBUQUERQUE FERREIRA PSICOLOGIA ESPECIALIZAÇÃO
17.   RICARDO DAVID LOPES MATEMÁTICA E CIÊNCIAS CONTÁBEIS ESPECIALIZAÇÃO
18.   SABRINA PEREIRA ULIANA PIANZOLI ADMINISTRAÇÃO MESTRADO
19.   SANDRA CANAL PEDAGOGIA MESTRADO
20.  WANDERSON DE PAULA PINTO MATEMÁTICA E FÍSICA DOUTORADO

Documentação

1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA  EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Funcionamento

ATUAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO

Titulação

A Coordenação de Curso está sob a responsabilidade do professor Francisco das Chagas Galvão de Lima, licenciado em Letras/Português e Pedagogia, com especialização em Ensino de Língua Inglesa. Mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, e doutorado sanduiche na Universidade de Valencia, Espanha, através do edital CAPES/2017.

Coordenador Do Curso

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular do curso considera a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade metodológica, a compatibilidade da carga horária total (em horas/relógio). Além disso, evidencia a articulação da teoria com a prática, a oferta do componente curricular LIBRAS e mecanismos de familiarização com a modalidade a distância. Explicita claramente a articulação entre os componentes curriculares no percurso de formação e apresenta elementos comprovadamente inovadores.

A flexibilidade curricular é uma estratégia necessária para tornar o aprendizado mais significativo frente à diversidade e aos requerimentos, demandas e expectativas de desenvolvimento regional e nacional. Assim, foi incorporada no curso por meio da(s): previsão de componente curricular eletivo, de livre escolha pelos discentes; previsão de Atividades Complementares, que são desenvolvidas na área de interesse do discente; metodologia proposta, que aproveita todas as possibilidades e cenários de aprendizado possíveis; estratégias de acessibilidade metodológica; gestão da matriz curricular (o órgão colegiado do curso e o NDE são os fóruns privilegiados de concepção e implantação da flexibilização); atividades de práticas pedagógicas; atividades de iniciação científica e extensão (os conteúdos dos componentes curriculares não são a essência do curso, mas sim referência para novas buscas, novas descobertas, novos questionamentos, oferecendo aos discentes um sólido e crítico processo de formação, voltado ao contexto educacional, socioeconômico, ambiental e do mundo do trabalho).

Estrutura Curricular

Outras Informações

Investimento

Outros Cursos

Fale Conosco

Mensalidade
Rolar para cima

Pesquisar

Nós ligamos para você!

Faça sua pré-matrícula