MATEMÁTICA – LICENCIATURA EAD
- 3340h
O Licenciado em Matemática deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Matemática, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Matemática e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.
Os licenciados em Matemática deverão ser detentores de uma ampla e sólida formação básica em Matemática e uma adequada fundamentação técnico-científica que propiciem o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento de natureza específica e também pedagógica. Deverão também se pautar nos avanços tecnológicos científicos e tecnológicos e nas necessidades sociais para responsabilizar-se como educador nos vários contextos da sua atuação profissional, tendo em vista a formação de cidadãos. Saiba Mais...
Objetivos do Curso
O Curso de Licenciatura em Matemática visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Matemática e Suas Tecnologias, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Matemática do UNIFAVENI visa formar profissionais capazes de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e prático da matemática, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado em valores e princípios éticos, estimulando-os à pesquisa e à busca incessante do auto aperfeiçoamento, de modo a contribuir com a transformação da Educação Básica e como desenvolvimento do cidadão e da sociedade brasileira.
Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Matemática é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de educador matemático, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1302/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 03, 18 de fevereiro de 2003, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática. Além disso, o profissional Licenciado em Matemática estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Matemática, Ensino de Matemática e Interdisciplinar.
Objetivos específicos
- Oportunizar sólida formação científica e técnica de Matemática e Suas Tecnologias;
- Dirigir cientificamente o processo pedagógico na Educação Básica, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e humanizada;
- Dominar profundamente os conteúdos relacionados às área de conhecimento que serão objetos de ensino e aprendizagem;
- Aplicar no processo pedagógico os conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando a interdisciplinaridade;
- Desenvolver a capacidade analítica, interagindo de forma ativa e solidária com a comunidade, na busca de soluções dos problemas por métodos de investigação científica;
- Solucionar problemas da prática pedagógica, observando as etapas de aprendizagem dos alunos e suas características socioculturais, mediante uma postura reflexivo-investigativa;
- Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Matemática.
- Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Matemática.
- Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.
- Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
- Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
- Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a matriz curricular;
- Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
- Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIFAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
- Transformar o aluno do UNIFAVENI de espectador em agente transformador da realidade social.
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1º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD | 60 |
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO | 60 |
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 60 |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
2º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 60 |
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO ESCOLAR | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
3º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 60 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 60 |
INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA | 60 |
GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
4º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 |
TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | 60 |
PRÉ-CÁLCULO | 60 |
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENSINO DE MATEMÁTICA | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
5º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
BIOLOGIA GERAL | 60 |
QUÍMICA GERAL | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA | 60 |
GEOMETRIA ANALÍTICA | 60 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL II | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
6º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
FÍSICA GERAL | 60 |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | 60 |
ÁLGEBRA LINEAR | 60 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 60 |
SUSTENTABILIDADE | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO MÉDIO | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
7º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 60 |
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | 60 |
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO | 60 |
FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA | 60 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 60 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 40 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL | 100 |
TOTAL | 440 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
8º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
---|---|
FUNDAMENTOS DE ANÁLISE | 60 |
CÁLCULO NUMÉRICO | 60 |
TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | 60 |
ELETIVA | 60 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV: PRÁTICA DE ENSINO | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
Titulação Acadêmica
A Coordenação de Curso está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Wanderson de Paula Pinto.
O Prof. Dr. Wanderson de Paula Pinto possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade da Região Serrana – FARESE (2010), Licenciatura em Física pela UNIMES (2018), pós-graduação em Docência do Ensino Superior – FARESE (2011), mestrado em Engenharia Ambiental, área de concentração Poluição do Ar, linha de pesquisa modelagem matemática e estocástica de processos atmosféricos, pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2013) e doutorado em Engenharia Ambiental, área de concentração Poluição do Ar, linha de pesquisa modelagem matemática e estocástica de processos atmosféricos pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2019).
COORDENAÇÃO DE CURSO
Experiência Profissional, na Docência Superior e de Gestão Acadêmica
Tem experiência de 10 anos na atuação como docente e também na gestão do Ensino Superior. Sua experiência abrange também a área de formação de professores, foi professor em cursos prensencial de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Ciências Biológicas. Tem experiência na Educação Básica – Ensino Fundamental e Médio, ministrando a disciplina de Matemática.
Com formação interdisciplinar, também possui experiência em pesquisa, com publicação de trabalhos científicos, nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada, Modelagem Matemática, Análise de Dados, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática, Ensino de Ciência e Matemática na Educação Básica, STEAM Education, Probabilidade e Estatística aplicada, Análise de Séries Temporais com missing data, Análise Espectral de Séries Temporais, Programação em R, Poluição Atmosférica e Dispersão de Contaminantes Atmosféricos.
- 1 Foto 3×4.
- Certidão de Nascimento ou Casamento.
- Título de Eleitor.
- Certificado de Reservista (Para Homens).
- RG (Não Aceita CNH).
- CPF.
- Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
- Comprovante de Residência.
- RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
- Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
- Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
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