Os efeitos da Covid-19, não ficaram restritos apenas às pessoas infectadas, a pandemia tornou-se um temor em todas áreas da sociedade. A educação foi uma das primeiras áreas em que se tomou precauções, como a suspensão temporária das atividades presenciais, por ordem governamental ou não, objetivando conter o risco de contaminar e disseminar o coronavírus entre alunos e população.
No intuito de amenizar os impactos que poderiam ser trazidos desta paralisação, Abmes e Semesp recomendaram que no ensino superior, professores e alunos buscassem a interagir e trabalhar juntos pela internet, utilizando a ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) ou outra forma que assegurasse a continuidade dos estudos.
Assim no dia 18 de março o MEC publicou a portaria de nº 343, que autoriza a utilização de meios e tecnologias digitais para a substituição temporária das aulas presenciais pelo prazo inicial de 30 dias em instituições de ensino superior (IES). A medida poderá ser prorrogada conforme orientação do Ministério da Saúde.
Diante deste cenário, a FAVENI de forma imediata migrou suas aulas do presencial para on-line, utilizando de aplicativos que os alunos tivessem acesso rápido e domínio. Assim professores do Curso de Ciências Contábeis e Administração, juntamente com a Coordenação do curso iniciaram suas aulas, e mesmo neste momento difícil, notou-se uma motivação e entusiasmo em inovar por parte de todos.
Aulas de Auditoria e Perícia
Professor: Fábio Rocha
As aulas têm ocorrido utilizando o aplicativo do WhatsApp, e o conteúdo a ser ministrado (slides, textos, legislação e etc.) é enviado antecipadamente por e-mail, a fim de garantir que os alunos possam ter em mãos o material na hora da aula, já que muitos deles gostam de imprimi-los.
No caso dos exercícios, os quais serão resolvidos dentro da própria aula, são feitos vídeos prévios que tratam da correção, e estes seriam enviados somente após a resolução dos alunos, contudo, como alguns alunos têm apresentado problemas na internet, estes vídeos também são enviados antecipadamente, para que haja tempo útil de baixá-los.
Neste caso, conta-se com o bom senso e integridade dos alunos para que só vejam os vídeos após a resolução das tarefas, e lhes é esclarecido a respeito da importância da observância desse procedimento para que não se auto enganem, pois, por ocasião da avaliação, não haverá consulta de nenhum tipo de material.
Normalmente, os vídeos enviados já esclarecem praticamente todas as dúvidas. Mas para aqueles questionamentos pontuais que ocorrem nas aulas presenciais, utiliza-se da interatividade pelo WhatsApp, onde o aluno lança sua pergunta e através de um pequeno vídeo ou áudio o professor responde imediatamente, uma vez que ele fica à disposição durante todo o período de aula. Além disso, é exigido pelo professor que a cada 50 minutos haja uma comprovação de presença, apresentando um emoji e foto das resoluções dos exercícios.
Administração Financeira
Professor: Dyego Penna
Para a disciplina de Administração Financeira, ministrada no 5° (quinto) período dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, foi pensado algo que reproduzisse de forma clara e consistente as aulas presenciais que agora tomariam outro formato, e que mesmo professor e aluno distantes geograficamente, se manteriam conectados e inteirados.
Assim, optou-se pela utilização de um programa, conhecido como ApowerRec, tal plataforma digital estabelece a captação da imagem apresentada na tela do computador. Aliado a esse recurso, é possível explicar o conteúdo referente à imagem gravada, formando assim o áudio. Essa associação entre o áudio – visual confere maior dinamismo na apresentação da matéria junto aos alunos e facilita a absorção do ensino referente à exposição da aula.
Então, realiza-se a elaboração dos slides, associado a exemplos práticos e factíveis. Durante a aula também há a realização de exercícios, no intuito de promover a absorção do conteúdo lecionado.
Em resumo, os alunos baixam os vídeos, visualizam as imagens e escutam os áudios, que estão apresentando a explicação do assunto. Esse conjunto de informações, promove de forma rápida a resposta do aluno, ou seja, reforça a necessidade de se aprofundar no assunto e/ou continuar com a devida explicação no objetivo de esclarecer as possíveis dúvidas que venham a surgir.
Para que essa informação seja apresentada de forma uniforme, criou-se um grupo no WhatsApp, onde estão presentes todos os alunos que cursam a disciplina, assim eles assistem aos vídeos e conseguem interagir com o professor e demais colegas simultaneamente.
Teoria Geral da Administração e Psicologia Aplicada a Administração
Professora: Gisele Vieira
Aproveitando que mais de 90% dos alunos que cursam esta disciplina possuíam o aplicativo do Facebook, a professora resolveu adotá-lo como principal plataforma para ministrar suas aulas. As aulas ocorrem dentro dos grupos criados pela professora intitulados com o nome das disciplinas, todos os alunos pertencentes às disciplinas são convidados a participarem. A aula tem seu início em horário normal, como nos dias presenciais, respeitando a hora do intervalo e o final.
Usando do grupo criado, a professora realiza a aula em tempo real, esse tipo de transmissão é chamada pelo aplicativo de Live. Assim as aulas acontecem com a professora explicando o conteúdo, e neste mesmo tempo ela tem condições de responder às dúvidas, através da interação dos alunos, que durante a explicação podem digitar suas dúvidas e essas aparecem para todos. A Live fica salva em seus respectivos grupos, e todos poderão acessá-la novamente a qualquer momento.
Também é dada atividades de fixação, que são enviadas por e-mail antecipadamente, para que os alunos possam tentar respondê-las através de uma leitura prévia do conteúdo, e é corrigida antes do encerramento da aula. Há atividades avaliativas, que são enviadas posteriormente para o e-mail da professora. Como suporte, foi criado para a turma do 1º (primeiro) período, um canal no Youtube, com vídeos curtos para que os alunos consigam fazer revisão da matéria. Inclusive os alunos pediram que o canal fosse mantido mesmo após o fim da quarentena, gostaram muito da ideia.
Para a Turma de 5º período, o canal de suporte escolhido foi um grupo no aplicativo WhattsApp. Ambas as turmas têm acesso ao professor por e-mail ou por mensagem no Facebook. Os materiais de estudo são enviados para o e-mail das turmas e também postados em seus respectivos grupos no Facebook. A chamada tem sido feita através da interação dos alunos, que participam muito da aula. Durante a aula são feitas perguntas referentes ao conteúdo, e todos respondem na mesma hora.