Saiba como funciona a pós-graduação em Libras

Você sabia que Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a língua mais utilizada pelos surdos no Brasil? Pois, é! Consiste em uma língua como qualquer outra, espanhol, inglês, português. E, em 2002, foi reconhecida no país como meio de comunicação e expressão.

O Censo do IBGE, em 2010, levantou dados que afirmam que mais de 9 milhões de brasileiros apresentam deficiência auditiva. Essas pessoas, portanto, adotam a Libras como língua principal e, na maioria das vezes, dependem exclusivamente dela para dialogar. 

Sendo assim, hoje existe o curso de pós-graduação online em Libras. Com ele, o especialista fica apto para se comunicar de forma inclusiva com essa comunidade brasileira.

Mercado de trabalho para especialistas em Libras

No ano de 2015, foi criado o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A partir de então, o mercado de trabalho voltado para o especialista em Língua Brasileira De Sinais tem sido bem movimentado. Em especial quando falamos em pós-graduação em educação EAD.

O curso é relevante por incentivar uma educação bilíngue — para o caso dos profissionais do ramo da educação. Além, claro, de estimular a pluralidade e o conhecimento da Língua de Sinais na sociedade.

Pós-graduação em Língua Brasileira De Sinais (Libras)

O curso de pós-graduação em Libras dura, em média, um ano. As aulas objetivam proporcionar a qualificação de profissionais preocupados em tornar o seu espaço de trabalho mais inclusivo. Existem, também, aqueles que pretendem atuar exclusivamente no ramo.

O ensino tem caráter teórico e prático. A grade curricular, por sua vez, abrange conteúdos como história e cultura surda, linguística e língua de sinais. Bem como fundamentos da educação de surdos, diferentes dimensões da surdez, educação bilíngue, inclusão e tecnologias assistivas.

Todos os âmbitos da sociedade necessitam de especialistas, portanto, qualquer pessoa graduada pode realizar pós em Libras. Inclusive, é possível cursar pós-graduação em Libras EAD.

Raciocínio rápido e aprendizado dinâmico

A aprendizagem relacionada a Libras demanda tempo e dedicação. É como aprender qualquer outra língua. O ponto positivo é que, por meio do processo, você pode se tornar bilíngue. Entre outras vantagens, pode-se falar que o curso também traz agilidade para o raciocínio do estudante, ampliando a maneira de pensar entre o modo verbal e o visual. 

Dessa forma, além de adquirir novos conhecimentos, o profissional tende a aprender, qualquer outra coisa, com mais facilidade. Uma vez que seu intelecto estará bem mais apurado e veloz.

Aprender Libras é assegurar bons resultados e excelentes consequências. Tanto para a sociedade, como para sua carreira profissional. Confira a pós-graduação a distância da G12 Educação!

webfoco