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LETRAS – PORTUGUÊS/ESPANHOL – LICENCIATURA EAD

O QUE VOCÊ VAI APRENDER EM

LETRAS – PORTUGUÊS/ESPANHOL – LICENCIATURA EAD

O curso Letras – Português/Espanhol, prepara os alunos para atuarem guardando as especificidades dessa variação, oferecendo todo o conhecimento necessário para desempenhar funções que compreendam técnicas de expressão escrita e falada tanto na Língua Portuguesa quanto na Língua Espanhola.

Objetivos do Curso

O egresso do curso de graduação em Letras, licenciatura EAD, habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, será capaz de exercer a docência em Língua Portuguesa e Lingua Espanhola no âmbito da Educação Básica, demonstrando segurança e seriedade no que se refere ao ensino, bem como habilidade no uso dos recursos metodológicos disponíveis. Será capaz de realizar pesquisas, elaborar ensaios teóricos e resenhas críticas a respeito da produção em língua e literatura, posicionando-se diante da tradição e dos debates atuais e revelar-se profissional comprometido com a construção de uma sociedade republicana e democrática que deve, prioritariamente, promover a igualdade e a inclusão.

Na dimensão política, o egresso terá consciência da importância social da sua profissão e do sentido público da docência; terá postura crítica face a sua realidade social e participará das tomadas de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo, lidando com questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.

SAIBA MAIS

Grade Curricular

1º Período

Língua Espanhola I60
Introdução aos Estudos Linguísticos60
Teoria e Crítica Literária I40
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa60
Introdução à Educação a Distância20
Metodologia da Pesquisa Cientifica40
Leitura e Produção Textual40
Subtotal320
Prática Pedagógica I: Língua Portuguesa e Espanhola em Espaços não Escolares100
Total do período420
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 42

2º Período

Morfologia da Língua Portuguesa60
Linguística I60
Língua Espanhola II60
Teoria e Crítica Literária II40
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação40
Didática60
Subtotal320
Prática Pedagógica II: Gestão Escolar100
Total do período420
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 43

3º Período

Sintaxe da Língua Portuguesa60
Língua Espanhola III60
Linguística II60
Literatura Portuguesa I60
Legislação e Organização do Sistema Educacional40
Sociologia da Educação40
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa40
Subtotal360
Prática Pedagógica III: Gestão da Aprendizagem100
Total do período460
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 46

4º Período

Semântica e Pragmática da Língua Portuguesa60
Literatura Portuguesa II60
Gêneros Discursivos e Textuais40
Literatura Espanhola I60
Tecnologias Digitais para o Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira40
Psicologia da Educação: Desenvolvimento40
Direitos Humanos e Diversidade40
Subtotal340
Prática Pedagógica IV: Ensino de Língua Portuguesa e Espanhola100
Total do período440
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 46

5º Período

Língua Espanhola IV60
Literatura Espanhola II60
Literatura Portuguesa III60
Psicologia da Educação: Aprendizagem40
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS60
Subtotal280
Estágio Curricular Supervisionado I100
Total do período380
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 40

6º Período

Ensino de Literatura40
Literatura Brasileira I60
Educação Especial e Inclusão40
Planejamento Educacional40
Eletiva I60
Subtotal240
Estágio Curricular Supervisionado II100
Total do período340
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 35

7º Período

Língua Espanhola V60
Literatura Brasileira II60
Metodologia do Ensino de Língua Espanhola40
Organização Curricular e Inovação40
Trabalho de Conclusão de Curso I60
Subtotal260
Estágio Curricular Supervisionado III100
Total do período360
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 38

8º Período

Literatura Brasileira III60
Políticas Sociais e Ambientais60
Avaliação da Aprendizagem40
Trabalho de Conclusão de Curso II60
Eletiva II60
Subtotal280
Estágio Curricular Supervisionado IV100
Total do período380
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão 40
TOTAL DOS COMPONENTES3200
Componentes CurricularesCarga Horária Semestral
Análise, Elaboração e Adaptação de Material Didático60
Literatura, Cinema e Cultura Brasileira60
Linguagem, Cognição e Comunicação60
Oficina de Literatura e Interpretação de Textos60
NOME DO PROFESSORÁREA DA GRADUAÇÃOTITULAÇÃO MAIOR
1.       AGNES CRISTINA WIEDEMANN LANGMUSEOLOGIA E ARTESMESTRADO
2.       ANA PAULA RODRIGUESPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ADMINISTRAÇÃODOUTORADO
3.       ANDRÉ DELA VALEHISTÓRIADOUTORADO
4.       ANNA CAROLINA MONÉIA FARIASRELAÇÕES INTERNACIONAISMESTRADO
5.      DANIEL PEREIRA DE MELLOFILOSOFIAMESTRADO
6.       DRIELI APARECIDA ROSSIMATEMÁTICA E AGRONOMIADOUTORADO
7.       EDILSON SARTER BRAUNENGENHARIA AMBIENTALMESTRADO
8.       ELIS REGINA FALQUETOPEDAGOGIAESPECIALIZAÇÃO
9.       FRANCISCO DAS CHAGAS GALVÃO DE LIMALETRAS E PEDAGOGIADOUTORADO
10.  FREDERICO RODRIGUES SILVADIREITOMESTRADO
11.   HELENILZE ESPINDULA ROSSI COSER ZANONIPEDAGOGIAESPECIALIZAÇÃO
12.  JEFFERSON DIÓRIO DO ROZÁRIOLETRASDOUTORADO
13.  JOAO VITOR GOMES PINTODIREITOMESTRADO
14.  KENIA FARIA DA SILVALETRASESPECIALIZAÇÃO
15.  MARGARETE DE ALMEIDALETRASESPECIALIZAÇÃO
16.   RAYSA ALBUQUERQUE FERREIRAPSICOLOGIAESPECIALIZAÇÃO
17.   RICARDO DAVID LOPESMATEMÁTICA E CIÊNCIAS CONTÁBEISESPECIALIZAÇÃO
18.   SABRINA PEREIRA ULIANA PIANZOLIADMINISTRAÇÃOMESTRADO
19.   SANDRA CANALPEDAGOGIAMESTRADO
20.  WANDERSON DE PAULA PINTOMATEMÁTICA E FÍSICADOUTORADO

Funcionamento

A estrutura curricular do curso considera a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade metodológica, a compatibilidade da carga horária total (em horas/relógio). Além disso, evidencia a articulação da teoria com a prática, a oferta do componente curricular LIBRAS e mecanismos de familiarização com a modalidade a distância. Explicita claramente a articulação entre os componentes curriculares no percurso de formação e apresenta elementos comprovadamente inovadores.

A flexibilidade curricular é uma estratégia necessária para tornar o aprendizado mais significativo frente à diversidade e aos requerimentos, demandas e expectativas de desenvolvimento regional e nacional. Assim, foi incorporada no curso por meio da(s): previsão de componente curricular eletivo, de livre escolha pelos discentes; previsão de Atividades Complementares, que são desenvolvidas na área de interesse do discente; metodologia proposta, que aproveita todas as possibilidades e cenários de aprendizado possíveis; estratégias de acessibilidade metodológica; gestão da matriz curricular (o órgão colegiado do curso e o NDE são os fóruns privilegiados de concepção e implantação da flexibilização); atividades de práticas pedagógicas; atividades de iniciação científica e extensão (os conteúdos dos componentes curriculares não são a essência do curso, mas sim referência para novas buscas, novas descobertas, novos questionamentos, oferecendo aos discentes um sólido e crítico processo de formação, voltado ao contexto educacional, socioeconômico, ambiental e do mundo do trabalho).

Estrutura Curricular

Os conteúdos curriculares possibilitam o efetivo desenvolvimento do perfil profissional do egresso, considerando a atualização da área, a adequação das cargas horárias (em horas/relógio), a adequação da bibliografia, a acessibilidade metodológica, a abordagem de conteúdos pertinentes às políticas de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, diferenciam o curso dentro da área profissional e induzem o contato com conhecimento recente e inovador. Vale dizer que, os conteúdos curriculares apresentados deste PPC atendem ao Parecer CNE/CES 492/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 18/2002 que institui as DCNs para os cursos de Letras.

Conteúdos Curriculares

Documentação

1 Foto 3×4. Certidão de Nascimento ou Casamento. Título de Eleitor. Certificado de Reservista (Para Homens). RG (Não Aceita CNH). CPF. Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado). Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado). Comprovante de Residência. RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor. Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos. Requerimento de Matrícula.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA  EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Os objetivos do curso consideram o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.

Logo, justifica afirmar que o objetivo do curso de Letras, licenciatura EAD, habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, ministrado pelo Centro Universitário FAVENI é formar de maneira integrada professores de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Língua e Literatura.

SAIBA MAIS

Material Didático

Mensalidade
de R$ 179,90
por R$ 119,90