FISIOTERAPIA – BACHAREL EAD
O Curso de Fisioterapia tem como público-alvo alunos que concluíram o Ensino Médio e com o interesse de atuar nesta área.
Home » Cursos » Graduação » Bacharel EAD » FISIOTERAPIA – BACHAREL EAD
Objetivos do Curso
A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custoefetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de (*) CNE. Resolução CNE/CES 4/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 11. práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não- verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e
VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
A formação do Fisioterapeuta deverá atender ao sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe.
MERCADO DE TRABALHO
A Fisioterapia é uma área de saúde que estuda, previne, diagnostica e trata distúrbios, doenças e lesões da biomecânica e funcionalidade do organismo humano.
O fisioterapeuta pode ter sua própria clínica ou consultório, ou ainda trabalhar em hospitais, prefeituras, clínicas, academias, empresas privadas, escolas, clubes recreativos e desportivos, atendimento domiciliar, docência e pesquisa em instituições de ensino superior, entre outros.
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
1º Período
Anatomia | 60 |
Neuroanatomia Humana | 60 |
Biologia Tecidual | 60 |
Introdução à Fisioterapia | 60 |
Biologia Molecular para Fisioterapia | 60 |
Aspectos Sociais e Ambientais | 30 |
Introdução à Educação a Distância | 30 |
TOTAL | 360 |
2º Período
Controle Neural do Movimento | 60 |
Neurofisiologia Humana | 60 |
Introdução a Sociologia para Fisioterapia | 60 |
Biomecânica do Movimento Humano | 60 |
Anatomia do Movimento Locomotor | 60 |
PI – Anatomia e Biomecânica | 60 |
TOTAL | 360 |
3º Período
Recursos Terapêuticos Manuais | 60 |
Métodos de Avaliação Clínica e Funcional | 60 |
Saúde Pública | 60 |
Cinesiologia Clínica | 60 |
Fisiologia do Exercício | 60 |
PI – Recursos Terapêuticos | 60 |
TOTAL | 360 |
4º Período
Eletroterapia | 60 |
Avaliação Cinético-Funcional | 60 |
Cinesioterapia | 60 |
Fisioterapia Respiratória | 60 |
Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia | 60 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 60 |
PI – Avaliação em Fisioterapia | 60 |
TOTAL | 420 |
5º Período
Fisioterapia Neurofuncional | 60 |
Fisioterapia do Idoso | 60 |
Saúde e Cidadania | 60 |
Fisioterapia na Saúde da Criança | 60 |
Estudos de Exames por Imagem | 60 |
PI – Fisioterapia na Terceira Idade | 60 |
TOTAL | 360 |
6º Período
Fisioterapia na Saúde da Mulher | 60 |
Fisioterapia Dermatofuncional | 60 |
Fisioterapia em UTI | 60 |
Orteses e Protoses | 60 |
Fisioterapia Cardiovascular | 60 |
PI – Cuidados na Saúde da Mulher – Fisioterapia | 60 |
TOTAL | 360 |
7º Período
Fisioterapia em Pneumologia | 60 |
Fisioterapia da Dor | 60 |
Fisioterapia na Saúde do Trabalhador | 60 |
Ética na Saúde | 60 |
Reumatologia | 60 |
PI – Cuidados na Saúde do Homem | 60 |
TOTAL | 360 |
8º Período
Fisioterapia Bucomaxilofacial | 60 |
Fisioterapia em Urologia e Gineco-Obstetrícia | |
Fisiopatologia das Disfunções Músculo-Esqueléticas | 60 |
Fisioterapia Aquática | 60 |
PI – Novas Técnicas em Fisioterapia | 60 |
TOTAL | 300 |
9º Período
Estágio em Saúde da Mulher e Dermatofuncional | 135 |
Estágio em Saúde Coletiva | 135 |
Estágio em Unidade Hospitalar | 135 |
Estágio em Unidade Hospitalar II | 135 |
TOTAL | 540 |
10º Período
Estágio em Distúrbios Musculoesqueléticos I | 135 |
Estágio em Distúrbios Musculoesqueléticos II | 135 |
Atividades Complementares | 120 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 60 |
TOTAL | 450 |
SUBTOTAL | 3870 |
LIBRAS – ELETIVA | 60 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3930 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 400 |
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Os cursos de graduação EAD do Centro Universitário FAVENI são devidamente credenciados pelo MEC conforme a portaria:
• Credenciamento EAD: Portaria MEC Nº 1261 de 28 de novembro de 2018.
Fonte: emec.mec.gov.br
Funcionamento
Outras Informações
Investimento
Preço
Material Didático
R$ 160,00 (Semestre) + Taxa de Envio (Correios). Parcelado em até 3x no Cartão de Crédito.
Outros Cursos
Fale Conosco
Desconto
- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!