Veja como superar os desafios de estudar em casa

O ensino à distância, como pós-graduação online, está ganhando muitos adeptos nos últimos tempos. Especialmente, pelos benefícios que oferece aos estudantes. 

Para além do contexto de pandemia, o ensino de uma pós-graduação online proporciona flexibilização da rotina, economia financeira e otimização de tempo. Isso gera uma autonomia que favorece o desenvolvimento pessoal.

No entanto, apesar de as vantagens serem expressivas, em uma pós-graduação à distância há desafios de estudar em casa que precisam ser superados. Pensando nisso, viemos citar quais são os principais e dar dicas para ter sucesso nessa missão.

Muito conteúdo para absorver, pouco tempo para estudar

Normalmente, a rotina do estudante que opta pelo EAD é muito corrida. No meio de tantas obrigações, fica complicado encontrar um tempinho para estudar e cumprir todos os afazeres. 

Para superar o problema, é necessário compreender e gerenciar seu próprio tempo. Uma dica é dividir o dia em tarefas a serem feitas, o que facilita a organização dos estudos em casa.

Falta de concentração devido à família

Viver próximo à família é maravilhoso, um privilégio. Porém, se torna um desafio quando estudamos em casa, visto que as demais pessoas continuam desempenhando suas tarefas. Tarefas que podem ser barulhentas e movimentadas, atrapalhando você enquanto assiste às aulas na pós-graduação EAD.

Se é o seu caso, procure reservar um lugar para conduzir os estudos, contando com a colaboração de seus familiares. O tempo de aprendizado precisa ser “sagrado”, seja para uma pós-graduação em Direito EAD ou em qualquer outra área.

Distrações

As distrações também são um problema bem frequente. Sabe aquela olhadinha nas redes sociais enquanto relaxa no sofá, no meio da aula? Pois, é, atrapalham e muito.

Inclusive, esse talvez seja o maior desafio a ser superado. Desligar o celular ou deixá-lo em modo avião é uma solução. Busque se afastar de possíveis gatilhos para procrastinações.

Problemas com a rotina

Seguir uma rotina planejada é fundamental para dar conta dos conteúdos sem atrapalhar seus horários. Para tanto, defina um horário para acordar, dormir, começar e terminar suas tarefas. Assim, o momento de estudo fica mais tranquilo e focado, sabendo que todas as outras demandas do dia já foram concluídas.

No entanto, sabemos que seguir um cronograma também não é tão fácil. Organize-o priorizando as matérias em que você mais tem dificuldades. 

Se você faz uma pós-graduação em Administração EAD, por exemplo, e não consegue “matar” uma matéria em um dia, volte no dia seguinte, seguindo o planejamento. Isso evita acumular conteúdo e criar confusão.

Bom, agora você já conhece os benefícios de estudar em casa, como também entende os desafios. Mas não hesite: venha para G12 Educação e alavanque sua carreira! 

Com renome no segmento, oferecemos todo o suporte para ajudá-lo em seu aprendizado. Apresentamos um grande leque de cursos, como pós-graduação em Educação EAD.

webfoco